HOSPITAL DE CABINDA

INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DO GRAVADOR / STREAMER

INTRODUÇÃO

É frequente que no decurso das actividades de caracter médico e científico os hospitais possam querer efectuar um stream online, nomeadamente quando são efectuadas reuniões, palestras, congressos e actividades de caracter similar. Para esse efeito, esta sala de conferência esta equipada com um dispositivo que permite efectuar o streaming em tempo real de uma fonte de audio e vídeo seleccionada para o serviço YouTube (imagem 1).

O utilizador deste sistema, também pode, para além de efectuar o streaming dos conteúdos reproduzidos na sala, proceder à sua gravação (imagem 2), sendo possível recolher posteriormente um ficheiro contendo essa mesma gravação.

Imagem 1

Imagem 2

Para que um streaming possa ser efectuado para o YouTube, recorrendo aos meios existentes nesta sala, é necessário:

Imagem 3 - Credenciais e parâmetros de preenchimento obrigatório

1 – CONTA NA GOOGLE

Possuir uma conta válida na Google, idealmente registrada pelo próprio Hospital, ou por um elemento por ele designado. As credenciais dessa conta serão compostas por nome de utilizador (habitualmente um endereço de e-mail terminado em @gmail.com) e por uma passwoRD

2 – CONFIGURAÇÃO

Depois de aceder a www.youtube.com com as credenciais mencionadas no ponto anterior (bastará habitualmente ter efectuado login com as mesmas em www.google.com), poderá então dirigir-se a uma página específica desse serviço que lhe permitirá criar uma stream

3 – ANOTAR AS CREDENCIAIS

Nessa página serão fornecidas credenciais e um conjunto de informações que deverá preencher nos campos apresentados no lado esquerdo da imagem 3

4 – CAMPOS A PREENCHER

    • Alterar URL
    • Alterar Chave
    • Alterar Username
    • Alterar Password
    • URL Público


A


 CASO AINDA NÃO POSSUA UMA CONTA GOOGLE SIGA ESTAS INSTRUÇÕES.

(CASO JÁ POSSUA UMA CONTA GOOGLE AVANCE PARA B)

1 – Abra a página www.google.com

2 – Crie uma nova conta Google, indicando as credenciais solicitadas

3 – Quando a conta estiver activa, abrir o endereço www.youtube.com

4 – Quando a página inicial do serviço YouTube terminar de carregar, clicar com o rato sofre o ícone existente no canto superior direito da página – o ícone da câmara, com um sinal “+” no seu interior:

5 – Aparecerá um pequeno menu, e deverá seleccionar a opção “Go live”:

Imagem 4

Imagem 5

5 – Como é a primeira vez que está a entrar com a sua nova conta no YouTube, poderá indicar um ícone ou a fotografia de um logotipo na sua identificação. (Essa foto será utilizada como imagem de “marca” do seu canal de stream).

Seguidamente clicar no botão “Create Channel”:

Imagem 6

6 – Aparecerá a página do seu canal. Neste caso, e a título de exemplo, o nome é “Auditorio HCAO”, mas poderia ser outro, se no passo 5 esse nome tivesse sido alterado. (Não confundir o nome da conta Google com o nome do canal. Apesar do canal pertencer à sua conta Google, o nome poderá ser diferente.)

Imagem 7

7 – Clicar novamente no ícone da câmara existente no canto superior direito, com o símbolo “+” no seu interior, correspondendo à opção “Go live”:

Imagem 8

8 – Caso apareça a mensagem “Live streaming isn’t available right now”, deverá clicar sobre o botão “ENABLE”

Imagem 9

9 – Caso tenha saltado o processo de associação de um número de telefone à conta Google que criou, deverá agora introduzir essa informação. É uma exigência da Google destinada a aumentar a segurança da sua conta Google, que permite também recuperá-la caso se esqueça da respectiva password.

Clicar na opção “Verify”:

Imagem 10

10 – Deverá indicar o país e o número de telefone – que deverá ser o da pessoa ou instituição que criou a conta da Google -, e em seguida clicar no botão “Get Code”:

Imagem 11

11 – Receberá um código enviado através de uma mensagem escrita de tipo SMS no seu telefone, que deverá introduzir no campo “Enter your 6-digit verification code”.

Seguidamente, carregar no botão “Bubmit”:

Imagem 12

12 – Receberá uma mensagem de felicitações e poderá fechar a página actual, ou regressar à página do YouTube. 

Imagem 13

13 – Antes de poder continuar e seguir as restantes instruções deverá aguardar cerca de 24 Horas antes da Google activar o serviço de streaming no seu canal, dado que é a primeira vez que o irá utilizar. (Subsequentemente não será mais necessário seguir estes passos uma vez que a conta já estará criada, e o canal registrado.)

Imagem 14

14 – Ultrapassado o período de espera indicado anteriormente, deverá aceder novamente a www.youtube.com e seleccionar a opção “Go Live”

Imagem 15

15 – Dado ser a primeira vez que irá utilizar o serviço, será necessário indicar uma das seguintes opções: “Right now” – para iniciar uma stream agora, ou “Later date” – que permitirá efectuar um agendamento da stream para uma data e hora posteriores. Clicar no botão “START”.

Imagem 16

16 – Seleccionar a opção “Streaming software”, uma vez que iremos utilizar o sistema de controle da sala de conferência para efectuar o stream para a Internet de conteúdos. Carregar no botão “GO” da opção “Streaming software”

Imagem 17

17 – Seleccionar a opção “No, it’s not made for kids” e carregar no botão “SAVE”

Imagem 18

18 – Aparecerá a janela do “Studio” do YouTube que lhe permitirá efectuar a alteração e a consulta dos diversos paramatros existentes.

Interessam-nos as seguintes opções existentes do lado esquerdo, abaixo da janela de visualização:

STREAM SETTINGS:

Stream Key / Select stream key: Deverá estar definida como RTMP, Variable
Stream Key / Sream key (paste in encoder): deveremos mostrar a chave e anotá-la exactamente como se apresenta
Stream Key / Stream URL: Deveremos anotar o endereço exactamente como se apresenta.

Se desejarmos gravar a stream que iremos efectuar, de tal forma que passe a ficar disponível no nosso canal do Youtube para visualização futura, a opção “Enable DVR”, existente do lado direito deverá ser definida como ligada, no respectivo elemento de controle.

 

Imagem 19

19 – Agora, deveremos configurar indicar os parâmetros indicados no passo anterior, no dispositivo táctil “Kramer” instalado na sala de conferência.

A – Carregar no teclado com a legenda “Alterar URL” e escrever o endereço anotado no ponto anterior (Stream Key / Stream URL)

B – Carregar no teclado com a legenda “Alterar Chave” e escrever a chave anotada no ponto anterior (Stream Key / Sream key (paste in encoder)

C – Carregar no teclado com a legenda “Alterar Username” e escrever o username do Google / Youtube que será usado pelo serviço

D – Carregar no teclado com a legenda “Alterar Password” e escrever a password do Google / Youtube que será usada pelo serviço

Imagem 20

20 – Habitualmente desejaremos efectuar mais duas operações:

Visualizar no dispositivo táctil um preview em tempo real do stream que iremos efectuar, e partilhar o endereço do stream, que muda de cada vez que ele é iniciado, com outras pessoas (público alvo) de modo a que elas possam utilizar os seus dispositivos móveis, tablets ou computadores para acompanhar o stream.

Para o efeito, na janela de studio do YouTube, seleccionar o ícone de partilha, existente no canto superior direito, sob a forma de uma seta e anotar o “Video link” fornecido:

 

Imagem 21

21 – No dispositivo táctil, clicar no teclado com a legenda “URL Público” e introduzir o URL (Video Link) que anotámos no passo anterior. Será iniciada a janela de preview existente na aplicação do dispositivo tactil, onde poderemos passar a acompanhar a nossa própria stream.

Na janela do “Studio” do YouTube, aparecerá também o conteúdo que estivermos a enviar:

 

Imagem 22

22 – Para iniciar / interromper a stream, carregar no ícone de iniciar stream / parar stream existente por baixo da janela de preview da aplicação de controle.

 

Imagem 23


B


 CASO CASO JÁ POSSUA UMA CONTA GOOGLE SIGA ESTAS INSTRUÇÕES.

(CASO AINDA NÃO POSSUA UMA CONTA GOOGLE RECUE PARA A)


1 – Siga os passos 14 até 22, com exclusão dos passos 15, 16 e 17 que não serão em princípio necesários, apresentados em “A”.

 

Fechar Painel